Benvindos ao Blog Viajar, rezar, amar

Queridos leitores amigos,

Nossas aventuras em um veículo de recreação (motor-casa) começaram em julho de 2006, nos apaixonamos por este estilo de viagem. Já mudamos de equipamento várias vezes, as filhas cresceram e já não acompanham nossas viagens.

O tempo passou, mas a nossa vontade de viajar não é passageira.

Atualmente viajamos em uma Mercedes Sprinter 416 transformada em motor-casa (camper van).

Se quiserem ver fotos do nosso primeiro equipamento é só dar uma olhada no link do nosso primeiro blog:

http://patagoniademotorhome.nafoto.net (fotoblog)

http://patagoniademotorhome.zip.net (blog que descreve nossa viagem à patagonia argentina).

Na paz e no amor...na liberdade!


Saudações Estradeiras!






segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Castanha Portuguesa

Estamos em época castanha-portuguesa. Aqui na chácara temos lindos exemplares dessa árvore. No verão, elas nos proporcionam uma sombra maravilhosa. No outono, suas folhas caem anunciando a chegada do inverno. As sementes são na verdade as castanhas e se apresentam em número de uma a três, guardadas por um invólucro espinhoso, conhecido por ouriço. São muito saborosos e apreciados em diversos pratos, cozidos, assados ou crus.

 Para a produção de castanhas, é necessário o plantio de mais de uma árvore, pois não realiza a autopolinização. É conhecida também por suas propriedades medicinais, no combate a diarréia e problemas respiratórios. O florescimento exuberante da castanheira atrai abelhas.


Deve ser cultivada sob sol pleno, e prefere solos arenosos e profundos. Tolerante a solos ácidos e a seca, quando bem estabelecida. Árvore decídua, de clima mediterrâneo, adapta-se a uma ampla faixa climática, de temperados a tropicais. Multiplica-se por sementes plantadas logo após a colheita.

 Fonte: http://www.jardineiro.net/br/banco/castanea_sativa.php



















Nome popular: castanha; castanheiro-europeu
Nome científico: Castanea vesca Gaertn
Família botânica: Fagaceae
Origem: Europa

Características da planta: Arvore que pode atingir até 30 m de altura, tronco com casca ligeiramente fissurada de coloração castanho-escura. Folhas grandes com bordos serreados, rígidas e brilhantes.
Flores pequenas agrupadas em uma haste longa de coloração esbranquiçada.

Fruto: Arredondado, de casca armada de espinhos, firmes e pontiagudos contendo a semente grande, de coloração castanha.








Cultivo: Adapta-se a regiões de clima temperado, preferindo locais de solo calcário. Espécie de rápido crescimento, no Brasil é cultivada do estado de São Paulo ao Rio Grande do Sul. Frutifica de janeiro a fevereiro.

O castanheiro, castanheiro-português ou ainda castanheiro-europeu, como pode muito bem ser chamado em terras brasileiras, é árvore proveniente da Europa.

A castanha deve seu nome à cidade de Castana, localizada na antiga Tessália, na Grécia, onde, até nossos dias, é cultivada em escala comercial. No Brasil, a planta se adaptou bem nas regiões onde o clima é temperado-quente com verões suaves, nas altitudes dos planaltos e serras do sul e do sudeste do pais.

O castanheiro é árvore de notáveis dimensões e de grande longevidade, desenvolve-se aceleradamente por volta dos 10 anos de idade, atinge sua altura máxima entre os 60 e 70 anos e vive, em média, 150 anos.


Fonte: cogumelosyamashita.com/Castanha%20Portuguesa



3 comentários:

  1. Plantei castanhas no sitio, estao com 1 metro. Em 10(!!!) anos alcancarao o tamanho das suas. Adorei o scooby. Abracos.

    ResponderExcluir
  2. bao tarde...fico feliz que minha arvore que compei nem sem conhecer é na verdade um pe de castanha, minha arvore está de 1,5 m e carregada de espinhos, fiquei curiosa em saber o que seria, e achei sua matéria, mas me surpreendi com a materia, pois tenho somente um pé plantado em meu sitio, com uns 3 anos de plantio, por´me carregada de espinhos ela se encontra hoje, será que somente esse pé não conseguirá produzir o fruto? Todos os anos nessa época ele deu tipo flores nele..mas esse ano saiu os espinhos. Estou tão feliz de saber o que é minha arvore, mas triste por achar que não poderei aproveitar os frutos, pois pode ser que nem venham a ficar bons para colheita, seria isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel, não sou especialista no assunto da autopolinização. Mas entendo que a castenheira é uma espécie que se reproduz dessa maneira. Então, isso leva à conclusão que seria melhor você plantar outros exemplares próximos desse que já existe aí no seu sítio. Abraços, Francini

      Excluir